julho 01, 2013

Dica do dia!

Como Elaborar Senhas Seguras e Não Esquecê-las


   Elaborar uma senha que seja segura pode ser fácil, nestas horas a criatividade sempre está a nosso favor. Mas, como se recordar de tantos caracteres, principalmente quando a senha não é utilizada ou solicitada muitas vezes? É preciso para isto não apenas ter boa memória, mas evitar alguns hábitos viciantes e que não colaboram, como escrever a senha em algum papelzinho e depois guarda-lo (é fato que na maioria dos casos, as pessoas nunca conseguem se lembrar onde guardaram o papelzinho com a palavra-chave), ou colocar datas de aniversário, números de telefone, nomes de familiares… Estes tipos de senha embora sejam fáceis de recordar, não são seguras e você pode estar mais vulnerável ao risco de fraudes. Pensando nisso, separamos algumas dicas eficientes que te ajudarão a elaborar senha seguras e não esquece-las:
  1. Associe gostos pessoais. As senhas sempre devem ser seguras, isto quer dizer: difíceis para os outros, e por regra, fáceis aos que a criaram. E para isto, uma boa dica é associar suas senhas a algo que seja bem particular à sua vida, como o trecho da sua música preferida, o nome de um lugar / local especialmente marcante, o nome do hotel da sua melhor viagem… É essencial que você tenha certeza que jamais se esquecerá destes detalhes.
  2. Misture letras maiúsculas e minúsculas. Em sua senha, intercale letras maiúsculas e minúsculas. Isto geralmente é inusual, mas totalmente permitido. Além disto, é possível acrescentar caracteres visuais, como asteriscos e sustenidos.
  3. Forme palavras ou frases com números. Já reparou que há alguns números que se assemelham a letras? Por exemplo: o número 1 pode ser usado no lugar da letra “l” (ele), o número 5 como a letra “S” (esse), e assim em diante. Tente formar palavras usando alguns números ou substituindo as letras por estas identidades visuais. Você criará uma senha única, difícil e fácil de ser recordada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário